Espetáculos

A arte nos permite viajar de forma lúdica, sutil, expressiva e divertida, pelo mundo real. Coloca ao nosso dispor, inúmeras linguagens que podem ser utilizadas nas empresas. A quebra de paradigmas surpreende e provoca reflexões e mudanças de comportamento que contribuem para que se estabeleça uma nova forma de comunicação interna e externa.

Os Inspetores

SINOPSE:

Os Inspetores, é uma intervenção urbana onde dois detetives realizam inspeções com ferramentas e dispositivos que acusam infrações. Dois bonecos habitáveis, construídos em escala humana, transitam entre as pessoas causando identificação e ao mesmo tempo estranhamento, chamando a atenção para o jogo cênico estabelecido. Nas situações propostas, os personagens buscam despertar o público para ações mais conscientes, estimulando ainda  uma sociedade participativa no cuidado com o meio ambiente e  relações humanas.

TÉCNICA DE MANIPULAÇÃO:

Boneco Habitável

Proserpina: O Primeiro Feitiço

A esquete é uma pesquisa de boneco em miniatura. O pequeno porte caracteriza sua mobilidade atendendo o objetivo de difundir o teatro de bonecos por espaços diversos. Desenvolvido pela Fábrica Teatro de Bonecos por meio de  estudo e pequisa de teatro em miniaturas – Grupo fundado em Belo Horizonte em 2006 por integrantes de renomadas companhias, tendo como fundador o bonequeiro Michel Sousa.

SINOPSE:

Proserpina faz um curso de bruxaria por correspondência e tentar alcançar fama e glória. A feiticeira faz suas misturas no caldeirão seguindo as receitas do Livro do Poder, que herdou de sua tataravó, tendo como cenário a caverna misteriosa. O homem do espelho é um ser encantado que lhe serve de lacaio e a acompanha por toda a história, salpicada de suspense e bastante humor. Será que Proserpina conseguirá realizar seu desejo? Ela se tornará a Rainha das Bruxas?

TÉCNICA DE MANIPULAÇÃO:

Vara

TRAJETÓRIA:

O espetáculo circulou em teatros, hospitais, praças e escolas de diferentes cidades.

Em Belo Horizonte: Festival Internacional de Teatro de Bonecos, Comida de Boteco e escolas.

No Rio de Janeiro: Mostraí/SESC-Niterói, Instituto Nacional de Cardiologia – Laranjeiras, Projeto Crianças e Jovens – SESC-Niterói, Festival SESC-Campos, Cultura Para Todos – Secretaria de Cultura de Niterói, Ciranda de Espetáculos – Secretaria do Estado de Educação, Teatro Carlos Werneck, Triunfo a Magda Modesto no Teatro Duse – Santa Teresa, Mostra Rio Bonecos de Janeiro, Escola Municipal Pérola Byton e Escola Americana de Macaé, VI Festival de Esquetes de Cabo Frio, Bonecarte – Mostra de Teatro de Animação – Cabo Frio.

Raízes

O espetáculo Raízes foi criado para o Natal de Luz de Petrópolis com o objetivo de despertar o público para a simplicidade que envolve o espírito natalino, desconstruindo paradigmas estabelecidos pela sociedade de consumo.

SINOPSE:

Desde que a filha morreu, José e Maria não recebem notícias do neto que mora na cidade grande, até que um dia, na calmaria do interior, são surpreendidos com sua chegada. O encontro entre o menino e seus avós faz do Natal um momento de amor, simplicidade e alegria.

TÉCNICA DE MANIPULAÇÃO:

Direta

TRAJETÓRIA:

Compôs a programação do Natal de Luz com apresentação em 15 escolas da rede pública da cidade de Petrópolis.

Malas Regionais: A Lenda do Uirapuru

Lendas são chatas! Lendas são antigas! Lendas são maçantes! São comentários costumeiros entre jovens e adolescentes, porém, quem disse que tem que ser sempre assim? O projeto Malas Regionais possui um espetáculo para cada região brasileira, trazendo o público para perto dos sonhos e mistérios da nossa cultura. A bagagem que cada mala carrega são elementos lúdicos e bonecos que ganham vida durante o espetáculo, deixando uma mensagem cultural para quem embarca nessa viagem.

SINOPSE:

Decepcionado com Mariazinha, João volta da escola e se esconde no porão de seu avô. Depois de muito procurar, sua irmã Aurora o encontra e entende porque está tão borocoxô. Com seu jeito irreverente, faz de tudo para animá-lo, mas não consegue, até que tem uma ideia genial. Juntos, vasculham as malas do avô e viajam pela região norte, onde são surpreendidos com o universo mágico da Lenda do Uirapuru.

TÉCNICA DE MANIPULAÇÃO:

Marote de balcão e sombra.

TRAJETÓRIA:

Em dezembro de 2011 apresentada na Escola Municipal Maria Ângela Moreira Pinto em Niterói-RJ. Em 2012, no Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck e no Teatro Sesc-Niterói.